A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Bicas trabalha pelo bem estar e qualidade de vida de nossa população, mas para que isso aconteça todos precisam fazer a sua parte. Vamos preservar a nossa vida preservando o Meio Ambiente e preservar o meio ambiente é jogar lixo no lixo, não desperdiçar água, plantar e proteger árvores e flores, não maltratar os animais, não fazer queimadas, fazer compostagem do lixo orgânico em casa e colocar o lixo na hora certa para a coleta. Fazendo isso nossa cidade irá ficar cada dia mais bonita e nós viveremos melhor.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

PMSB - PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO de BICAS

O Plano Municipal de Saneamento Básico - PMSB, é um instrumento exigido pela Lei 11.445/2007 - Lei do Saneamento Básico. Até 2014 todo município elaborar o PMSB para adquirir recursos do governo federal e estadual, destinados ao saneamento (lixo, drenagem, água e esgoto).
Esse plano custa em média R$400.000,00 (quatrocentos mil reais), porém, o município de Bicas não vai pagar nada para ter seu PMSB. A AGEVAP (Agência do Vale do Paraíba do Sul), que faz a gestão da nossa bacia hidrográfica, contratou uma empresa - CONEN ENGENHARIA - que irá elaborar o referido plano para todos os município que compõe a bacia e que ainda não tem o plano elaborado. Para isso a Secretária de Meio Ambiente - Marina de Jesus Afonso - precisou encaminhar documento manifestando o interesse do município em ter o seu plano elaborado. À partir daí aconteceram algumas reuniões e em novembro de 2013 o plano começou a ser elaborado.
O PMSB irá diagnosticar as necessidades do município em relação aos Resíduos Sólidos, Esgoto Sanitário, Abastecimento de Água e Drenagem Urbana e ainda irá definir qual a melhor maneira de resolver os problemas relacionados a essas questões em prazos de 5, 15 e 25 anos. Quando esse documento estiver pronto será muito mais fácil conseguir os recursos necessários para resolver os problemas de natureza sanitária. Um deles é o Córrego São José que recebe todo o esgoto da cidade e tem suas águas poluídas por essa razão. Outro problema ainda relacionado ao Córrego São José são as enchentes devido às bifurcações, falta de drenagem adequada e construções indevidas sobre ele. Enfim, o Plano Municipal de Saneamento Básico será de grande importância para o cidadão biquense.

Equipe do Comitê de Bacia Hidrográfica Preto e Paraibuna e 
Secretaria de Meio Ambiente de Bicas e Juiz de Fora

Palestra para os representantes dos municípios da Bacia Preto e Paraibuna

Equipe do Comitê de Bacia Hidrográfica Preto e Paraibuna e 
Secretaria de Meio Ambiente de Bicas e Juiz de Fora

Reunião Guarani

Reunião Guarani 

Nenhum comentário:

Postar um comentário