Segundo o dicionário, "ÁRVORE é um vegetal de tronco lenhoso cujos ramos só saem a certa altura do solo". Para nós ÁRVORE é muito mais que isso, ÁRVORE É VIDA. Como estamos todos ligados: Homem, animal, vegetal, mineral, ar e água; precisamos uns dos outros para sobreviver. Porém, o Homem (racional) vem se multiplicando muito e assim a população está crescendo, crescendo. Atualmente somos cerca de 7 milhões no planeta. Comemos, bebemos, moramos, nos divertimos e consumimos muito. Para que possamos crescer assim e povoar esse planeta Terra, precisamos de espaço e somos bem espaçosos. Nos achamos os mais importantes, mas somos desajeitados... Não, não somos desajeitados, somos egoístas, pensamos só em nós mesmos e assim fazemos coisas absurdas. Destruímos as outras espécies, destruímos o habitat delas para construir o nosso e bagunçamos tudo.
As ÁRVORES são o exemplo VIVO dessa nossa ignorância. Mas como precisamos viver em equilíbrio e não podemos deixar de evoluir precisamos nos harmonizar com a natureza para que dê tudo certo. Sendo assim, as cidades devem ter um planejamento adequado para que as ÁRVORES não se tornem o vilão da história.
ÁRVORES buscam água e nas cidades, quando certas espécies são plantadas em locais inadequados elas, sem querer, destroem redes de água e esgoto. Além disso elas também destroem calçadas e podem cair sobre a rede elétrica, causando sérios danos e até morte, ou mesmo podem causar estragos não menos significativos caindo sobre veículos, casas e até pessoas. Mas elas não são más, apenas foram plantadas em locais inadequados ou nós é que invadimos o espaço delas (o mais comum). Além de tudo isso, assim como nós, algumas ficam doentes ou envelhecem e, naturalmente, chegam ao fim da vida. Foi por algumas dessas razões que, em nossa cidade, foram cortadas algumas árvores no ano de 2013. Para quem se assustou com esse serviço digo que quase tudo o que acontece de repente, em uma quantidade grande na nossa concepção, parece assustador. Porém, essa intervenção ambiental foi necessária e como o serviço foi contratado por licitação, ele foi feito de uma só vez.
Este serviço só foi realizado depois que a equipe do IEF (Instituto Estadual de Florestas) veio fazer uma vistoria geral e constatou a necessidade dos cortes. Porém, o plantio de outras árvores foi exigido como medida compensatória, e isso será feito nos mesmos locais ou em outros permitidos.
VOCÊ VAI PRECISAR CORTAR UMA ÁRVORE?
Muitas pessoas procuram a Secretaria de Meio Ambiente requerendo o corte de ÁRVORE, simplesmente porque as folhas estão fazendo muita sujeira ou porque pássaros e outros animais pousam e suas fezes sujam o chão. Raramente esses motivos são relevantes, nesse caso uma simples poda pode resolver o problema. AGORA, se houver realmente necessidade, se os motivos forem: Construção no local, Risco de Queda, Prejuízo ao patrimônio, etc. Aí sim procure a Secretaria de Meio Ambiente com as cópias dos seguintes documentos:
- SE URBANO
- CPF, RG do proprietário ou locatário do imóvel;
- Registro do imóvel atualizado em cartório;
- Primeira folha do IPTU
- SE RURAL
- CPF, RG do proprietário ou locatário do imóvel;
- Registro do imóvel atualizado com Reserva Legal;
- ITR
Estes documentos serão encaminhados ao IEF (Instituto Estadual de Florestas) e são os técnicos de lá que irão fazer a vistoria e permitir ou não que o corte seja feito. Caso seja permitido, um DAE (Documento de Arrecadação Estadual) será emitido cobrando uma taxa por m³ de madeira cortada e assim que a taxa for paga a LICENÇA é emitida. ESSE PROCESSO DEMORA DE 20 a 50 DIAS, então se tem urgência, faça logo o requerimento.
Só para informar, 70 árvores serão plantadas em algumas ruas do município em 2014.
Praça São José - Praça da Matriz
Matriz da Praça São José
Feira de Artesanato na Praça São José
Flamboyants na Rua Governador Valadares - Foto de Anderson Maia
Flamboyants na Rua Governador Valadares - Foto de Anderson Maia
Nenhum comentário:
Postar um comentário